Realizou uma experiência com ratos:
1º Deixa o animal 24h sem alimento e água;
2º Coloca numa caixa especial chamada de Caixa de Skinner, onde tem uma
alavanca e ensina o animal a apertar a alavanca, pois só assim ele pode obter a
refeição;
3º Após observar que ele já sabe perfeitamente como obter alimento, deve
ensiná-lo que só receberá alimento se não apertar a alavanca.
Com essa experiência, ele condicionou o animal para ele obter algo
desejado. Depois ele “descondicionou”, ou seja, anulou os efeitos de um
condicionamento do animal. Nos humanos essa experiência é compatível quando
viajamos e chegamos a outro lugar o qual nunca tivemos antes e procuramos um
lugar para comer, caso encontrando e dando tudo certo a cada vez que repetimos
esta viagem já sabemos um lugar para irmos quando estivermos com fome.Nas
propagandas de grandes marcas vemos muito isso como, por exemplo, ao comprarmos
um produto muitas lojas nos dão algo que nos traga felicidade como prêmios de
viagens, de casas, de carros, de dinheiro, entre outros. Assim, nós consumidores
ficamos condicionados a sempre comprar naquela mesma loja o mesmo produto para
poder atingir aquela felicidade de ganhar algo valioso pela compra feita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário