quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A CAIXA DE SKINNER

        Tal aparato é uma câmara à prova de som, que possui mecanismo para fornecimento de recompensas ou punições. Podemos ver na figura abaixo este famoso psicólogo, ao lado de sua “Caixa”. Mais do que ensinar truques interessantes a ratos e pombos, Skinner e seus colaboradores pesquisaram, de forma precisa e objetiva, as condições para que haja um aprendizado duradouro e eficiente.

 Realizou uma experiência com ratos:
1º Deixa o animal 24h sem alimento e água;
2º Coloca numa caixa especial chamada de Caixa de Skinner, onde tem uma alavanca e ensina o animal a apertar a alavanca, pois só assim ele pode obter a refeição;
3º Após observar que ele já sabe perfeitamente como obter alimento, deve ensiná-lo que só receberá alimento se não apertar a alavanca.
        Com essa experiência, ele condicionou o animal para ele obter algo desejado. Depois ele “descondicionou”, ou seja, anulou os efeitos de um condicionamento do animal. Nos humanos essa experiência é compatível quando viajamos e chegamos a outro lugar o qual nunca tivemos antes e procuramos um lugar para comer, caso encontrando e dando tudo certo a cada vez que repetimos esta viagem já sabemos um lugar para irmos quando estivermos com fome.Nas propagandas de grandes marcas vemos muito isso como, por exemplo, ao comprarmos um produto muitas lojas nos dão algo que nos traga felicidade como prêmios de viagens, de casas, de carros, de dinheiro, entre outros. Assim, nós consumidores ficamos condicionados a sempre comprar naquela mesma loja o mesmo produto para poder atingir aquela felicidade de ganhar algo valioso pela compra feita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário